1º de Maio - Dia dos trabalhadores e trabalhadoras

30-04-2024

1º de Maio - Dia dos trabalhadores e trabalhadoras

O sindicato luta diariamente pelo bem-estar e valorização dos trabalhadores. E ver cada um de vocês alcançando suas tão sonhadas metas e conquistas, é um orgulho imenso para nós.

1º de Maio aqui no Brail origem

O movimento dos trabalhadores ganhou impulso no Brasil no começo do século passado, com os imigrantes europeus, em especial italianos e espanhóis, que vieram trabalhar nas fábricas. Em 1917, com esse novo perfil da força de trabalho, aconteceu a primeira grande greve no país. Pressionado pelo operariado em franco crescimento, que cobrava garantias trabalhistas, em 1925, o então presidente Arthur Bernardes decretou feriado no Dia do Trabalhador.

Getúlio Vargas transformou a data em uma festa que celebrava o Estado Novo como protetor dos trabalhadores. Para suavizar a pressão social que continuava a crescer, Getúlio investiu numa política paternalista, que controlou os sindicatos, mas também trouxe garantias. Ele instituiu o salário mínimo em 1940, mas sua medida mais importante foi a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, em 1943. Era a primeira vez que o trabalhador, de fato, conquistava proteção, com a legalização do turno de oito horas, férias, previdência e direitos específicos para a mulher e pessoas com monos de 18 anos, entre outros.

As conquistas duraram até 1964, quando a ditadura militar passou a massacrar os movimentos populares. Centenas de sindicatos sofreram intervenção e milhares de seus líderes foram cassados e presos. O regime, que assumiu a missão de favorecer o capital, extinguiu a reposição salarial pela inflação e proibiu manifestações de toda forma. Os sindicatos foram para as mãos de pelegos e o 1º de Maio passou a ser usado para homenagear o governo opressor, que torturava e matava opositores, e o patrão explorador, que não respeitava nenhum direito trabalhista. Mas, a resistência foi crescendo no seio da classe trabalhadora, que aos poucos retomou a luta por melhores condições de vida e pela democracia no país.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sua dedicação merece muito mais! Por isso estamos aqui. E vamos buscar cada vez mais a sua dignidade e valorização. (IIformações da Contraf-CUT)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Feliz Dia a todos os Trabalhadores e Trabalhadoras.